→ Amados irmãos e amigos, vocês sabiam que a Escola Dominical não nasceu para ensinar teologia ou conhecimentos bíblicos? A Escola Dominical nasceu para alfabetizar crianças — crianças que não sabiam ler nem escrever.
Portanto, você que ama a Escola Dominical e participa dela todos os domingos, não deixe sua igreja fora dessa bênção do Senhor: alfabetizar pessoas pela Bíblia — todas as pessoas, especialmente as crianças — com aulas específicas, não apenas teológicas, mas didáticas e pedagógicas de alfabetização.
Quando essa criança chegar à escola comum, ela já saberá ler e escrever, mostrando ainda mais o grande valor que a Escola Dominical presta à humanidade.
Sugiro que todos os irmãos que nos ouvem — de todas as denominações evangélicas — criem em suas escolas dominicais uma classe chamada Classe Gênesis, que significa a classe dos que estão iniciando o conhecimento das letras.
Não digamos “classe de alfabetização” nem “classe dos irmãos analfabetos”. Digamos Classe Gênesis — a classe que inicia o conhecimento. Sem ser alfabetizado, ninguém chega a lugar algum no conhecimento.
A origem da Escola Dominical
Para saber a verdade sobre qualquer coisa, é preciso conhecê-la desde o início. Pois bem: a Escola Dominical não surgiu para estudar a Bíblia, até porque, naquele tempo, era muito difícil possuir um exemplar das Escrituras.
Hoje, graças a Deus e ao esforço de muitos irmãos, sociedades bíblicas e voluntários, existem milhares de Bíblias em várias versões e traduções — até para crianças. Mas originalmente, a Escola Dominical surgiu na Inglaterra para alfabetizar crianças.
Naquele tempo, as crianças trabalhavam nas indústrias de segunda a sábado. No domingo, ficavam nas ruas, vagando e brigando.
Robert Raikes — homem preocupado com a reforma prisional inglesa — ao procurar um jardineiro no bairro de St. Catherine, encontrou um grupo de crianças maltrapilhas brincando. A esposa do jardineiro disse-lhe que aos domingos a situação era pior, pois as crianças, cansadas do trabalho pesado da semana, ficavam desocupadas, brigando e se envolvendo em vícios.
Raikes constatou que aquelas crianças estavam a um passo do crime. Decidiu, então, criar uma escola gratuita para elas. Contratou quatro mulheres do bairro (não professoras nem acadêmicas), pagando-lhes um shilling e seis pences por semana.
Com a ajuda do reverendo Thomas Stock, ministro anglicano, Raikes conseguiu agrupar cerca de cem crianças, de seis a doze anos — algumas até quatorze. A primeira Escola Dominical foi instalada na rua St. Catherine, no mesmo local onde ele havia encontrado as crianças.
O objetivo principal não era ensinar a Bíblia, mas alfabetizar. Depois, passou-se também a ministrar aulas de religião, com o propósito de reformar a sociedade.
Alfabetização para reformar a sociedade
Esse é exatamente o princípio da alfabetização pela Bíblia: ensinar para transformar. Chamamos a atenção de obreiros, pastores, líderes e diretores de Escolas Dominicais, porque o ensino secular, estabelecido pelo Estado, não é educação verdadeira — é apenas escolarização.
A escola estatal não forma caráter nem valores; apenas transmite conteúdos. Assim, abre-se uma grande oportunidade para homens e mulheres de Deus realizarem um trabalho de verdadeira educação, baseada na Palavra de Deus — educação para a eternidade.
A verdadeira educação se fundamenta nos princípios divinos: amor, justiça, racionalidade, fé e a consciência do invisível. Deus é invisível, mas real. A fé não pode ser medida nem provada em laboratório, mas é perceptível na vida daquele que crê.
Sentimos a presença de Deus, ouvimos Sua voz em nossa consciência, e Ele transforma nossa vida. Louvado seja o nome do Senhor!
O propósito maior da Escola Dominical
O propósito original da Escola Dominical foi e continua sendo reformar o mundo. Quando você ensina em uma Escola Dominical, lembre-se: você é um agente de transformação da sociedade.
Não é preciso ter título ou diploma; basta ter amor pelos alunos e ensinar que Deus nos deu Sua Palavra para transformar vidas. Seu ensino, suas palavras e seu testemunho são instrumentos poderosos nas mãos de Deus.
Através da Escola Dominical, crianças, jovens, adultos e até idosos podem ser transformados — libertos da violência, das drogas e da ignorância que o Estado não combate. O conhecimento secular, sozinho, não gera justiça, nem educação verdadeira. Muitas vezes, produz arrogância, corrupção e degradação.
A educação verdadeira vem de Deus, transmitida por pais, mães e mestres que vivem a Palavra.
Conclusão
Robert Raikes e aquelas quatro mulheres começaram apenas alfabetizando. Mas o resultado foi muito maior: as crianças deixaram os vícios e o crime, e escaparam dos laços do maligno — como disse Davi:
“Escapou a minha alma como o pássaro do laço do passarinheiro.”
Essas crianças precisavam de alguém que as amparasse, e a Escola Dominical foi esse instrumento. Hoje, continua sendo o melhor caminho para construir um mundo novo.
A Escola Dominical nasceu como instituto bíblico para a infância e hoje está sob o cuidado da igreja — o que é uma bênção. Se a igreja usar essa estrutura para alfabetizar crianças e transmitir valores eternos — o amor, a justiça, a fé e a esperança — estará cumprindo seu verdadeiro papel.
O Método de Alfabetização pela Bíblia e o Projeto Filipe no pós-alfabetização são expressões modernas desse mesmo propósito: educar e transformar a sociedade pela Palavra de Deus.
Portanto, não deixe de participar conosco dessa jornada de transformação da sociedade — pela educação, pela fé e pelo poder da Palavra de Deus.
©Alfinha7
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