Ouça esse conteúdo:
Alfabetização Pela Bíblia na Escola Dominical
⇒ Em nível de Sala de Aula:
- Três horas aulas de 50 minutos cada;
- A Escola Dominical deve ser planejada em seu horário, de maneira que seja possível ministrar 2 aulas de alfabetização pela Bíblia, antes ou depois dela e uma aula junto a ela, na divisão das classes;
- Sugestão: Iniciar as aulas de Alfabetização pela Bíblia às 8:10h.
HORÁRIO DE AULA
- 1ª aula: 8:10h às 9:00h
- 2ª aula: 9:00h às 9:50h.
- Intervalo: 9:50h às 10:00h
- 10:00h – Início da Escola Dominical – Programa normal: Abertura, leitura da Bíblia, orações, louvor e divisão em classes.
A Classe Gênesis (como deve ser chamada a classe de alfabetização pela Bíblia) se separa para sua 3ª e última aula, retornando com as outras classes ao auditório comum, para o encerramento das atividades da Escola dominical.
Importante: Este é um plano pra ser aplicado para adultos ou reforço para crianças que estejam matriculadas em estabelecimento de ensino.
- 1ª aula, ministrar com a Bíblia. O aluno deve aprender a conhecer e usar a Bíblia, porque ela é a Cartilha.
- 2ª aula, linguagem – Usar o Caderno de Atividades, para fixação do que foi ensinado na Bíblia;
- 3ª aula, matemática – Usar o Caderno de Atividades, para fixação de Aritmética que foi ensinada na Bíblia.
⇒ Em nível Extraclasse:
- Alguma atividade com a Bíblia diariamente, como pintar todos os dias da semana;
- Começar com a palavra Deus ou a palavra Bíblia.
Exemplo: pintando a palavra Gênesis no alto de cada folha do livro de Gênesis, em seus 50 capítulos. Terminando o pentateuco, use Salmos, Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos e assim por diante …
- Se houver oportunidade, no meio da semana, dê mais uma aula, aplique antes do culto da semana, revendo o que já foi ensinado. Use os cadernos de atividades 1,2,3 e 4 de acordo com o Livro Método.
Alfabetização Pela Bíblia para Crianças na Escola dominical
- Folhas ensinadoras de Alfabetização pela Bíblia, para crianças de 3 anos;
- Folhas alfabetizadoras, para crianças de 4 anos;
- Alfabetizador 1, para crianças de 5 a 6 anos;
- Alfabetizador 2, para as de 7 anos ou mais.
Desenvolvimento
1 – Seu plano de aula não deve estar inteiramente fechado
Esta afirmação parece imprudência, mas é assim que as coisas novas surpreendem: devemos dar lugar para o Espírito Santo operar, nas oportunidades que surgirão naturalmente.
Por mais incrível que possa parecer, há até base bíblica para isto: “Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem”. Rm. 4:17.
Na verdade, quero dizer: Não precisa completar ou esgotar todo o seu conteúdo programado para uma aula, como se faz numa palestra, em que a conclusão é parte obrigatória dela.
Leve a aula até aonde conseguir chegar e continue na próxima aula sua ministração de onde parou.
O professor deve andar nos passos da capacidade do aluno reter ou captar o que está lhe sendo ensinado. NUNCA andar na capacidade que o professor tem em ministrar.
2 – Observação da capacidade do aluno
Em cada passo do ensino o professor observará a capacidade de seu aluno em fixar, executar e reter o conhecimento das coisas que lhe foram ensinadas.
O professor deve aplicar processos repetitivos para que o aluno possa fazer com facilidade o trabalho de casa.
O aluno vai fazer cada dia da semana um trabalho em casa. Portanto, na aplicação de cada lição não pode nem deve haver NADA complexo. TUDO MUITO SIMPLES E REPETITIVO.
3 – Caderno de anotações do professor
3.1 – O que aconteceu na aula;
3.2 – O que foi ministrado no primeiro dia de aula (no segundo, terceiro, e assim por diante);
3.3 – Quais os trabalhos deixados como tarefa para o aluno;
3.4 – Quais são as suas observações;
3.5 – O que o aluno vai realizar de atividades extraclasse na semana…
3.6 – Houve boa comunicação?
3.7 – Onde residiram as dificuldades?
IMPORTANTE – Aponte todos estes itens e outros mais que desejar, sempre imediatamente após o período de aula.
4 – Plano de aula baseado nas Devocionais
O professor deve ter, conforme orienta o livro método de Alfabetização pela Bíblia, um plano para ele mesmo, como está nas lições das “Devocionais”.
IMPORTANTE – Faça o seu planejamento dentro das bases de orientações dos conteúdos das devocionais indicadas no livro método.
5 – Ensino como trabalho de pesquisa
Este ensinar será também um trabalho de pesquisa, e um aprendizado para o professor que aplica o livro método.
Leia e procure entender todo o método nas suas orientações.
Exemplos de ações práticas:
5.1 – Ensinar a abrir a Bíblia em Gênesis 1;
5.2 – Enfatizar a palavra Gênesis;
5.3 – Observar se o aluno pode fazer;
5.4 – Pintar a palavra Gênesis;
5.5 – Ensinar a folhear a Bíblia.
IMPORTANTE – Estes primeiros passos objetivam despertar o espírito de observação.
6 – Domínio do conteúdo pelo professor
O professor deve apossar-se muito bem do conteúdo do livro método e passar para seu aluno as mensagens da Palavra de Deus.
Não é o planejamento do professor que define, mas a capacidade do aluno em reter o que lhe foi ensinado.
Conclusão
Concluímos pedindo que não sejam feitas inovações. Seguir passo a passo as orientações…
Assim o aluno poderá completar em casa o que já fez em sala de aula.
Objeção: Quanto tempo isto vai demorar?
Quando completar o seu trabalho, o professor terá a resposta!
“A Fé vem por Ouvir, mas a felicidade vem por ler a Palavra de Deus…”
Alfabetização pela Bíblia é um acontecimento profético de Habacuque 2:2-3-14.
“Junte-se a nós! Unidos somos mais fortes”
"Educando para um Mundo Melhor" ©