10 Primeiros Passos na Alfabetização Pela Bíblia

Quero lhe mostrar os 10 Primeiros Passos na Alfabetização Pela Bíblia e a implantação de Capítulos de alfabetização, sem que seja necessário alguma demonstração das lições.

Deste modo quem não puder fazer o treinamento, poderá participar juntamente conosco neste grande ministério de evangelizar pela alfabetização, usando a Bíblia como cartilha.

PRIMEIRO PASSO – PREENCHER O CADASTRO  ALFA

Desejamos conhecer a todos que potencialmente estarão trabalhando com as revelações que o Senhor Jesus entregou ao pastor Stevão.

SEGUNDO PASSO – DEFINIR QUEM DESEJA ALFABETIZAR 

1 – Analfabetos totais (aqueles que nada sabem, que desejam ler, escrever ou realizar problemas com operações matemáticas) ou
2 – Analfabetos funcionais (que sabem um pouco, mas têm dificuldades na leitura e na escrita).

TERCEIRO PASSO – RECURSOS HUMANOS 

Pode ser você mesmo ou pessoas voluntárias que vão ministrar a alfabetização. Não precisa ser professor, pois ele será um monitor, podendo ser de qualquer profissão, mas ele precisa saber ler, escrever e contar.

O programa pode necessitar da ajuda de médico e assistente de saúde, para atender problemas específicos de olhos (necessidade de óculos), ouvidos (aparelhos auditivos), sondagem da pressão arterial, da fala, etc.

Qualquer irmão pode servir como assistente social, mas seria ótimo se tivesse voluntários da área e psicólogos, para especificamente atender quando o aluno estiver desanimado ou comece a faltar às aulas.

Você deve reunir aqueles monitores que irão auxiliá-lo, fazendo todo planejamento necessário: Projeto e Estrutura de ensino:

  1. classes;
  2. heterogeneidade, separação por idade;
  3. número de alunos por sala;
  4. dias aulas;
  5. horário de aula;
  6. horas aulas dia;

DEVEM SER ENVIADOS PARA NOSSA SEDE:

  1. Relatórios dos alunos matriculados, para fins de certificação;
  2. Solicitação do material didático para os alunos;
  3. Solicitação dos certificados de conclusão para a Unidade Certificadora que Coordena o Projeto.

QUARTO PASSO – ESTRUTURA FÍSICA

  1. local onde funcionará o capítulo;
  2. salas;
  3. carteiras;
  4. armários;
  5. sanitários;
  6. luminosidade local; área livre, etc. Para saber a capacidade de matrículas e funcionamento.

QUINTO PASSO – MOBILIZAÇÃO, A MÍDIA E AS MATRÍCULAS

A mobilização e a mídia podem ser feitas nos cultos, através dos irmãos, por folhetos, pelo informativo da igreja, por programas radiofônicos, pelos jornais comerciais escritos, radiados e televisionados da cidade, por fixação de faixas e outros meios de impacto.

As matrículas poderão ser feitas no mesmo período da mobilização e da mídia ou logo após.

Não se deve matricular alunos para uma turma em curso ou depois das aulas terem sido iniciadas.

Importante: Nunca se deve colocar um novo aluno em aulas já iniciadas, sob pena de prejudicar a turma, o planejamento ou o próprio aluno iniciante. Alunos novos devem ser matriculados para início de novas turmas.

Devem ser estabelecidas estratégias para evangelização pela alfabetização, como convites especiais para o culto de início e término das aulas, e outros programas que poderão ser desenvolvidos.

SEXTO PASSO – ADQUIRIR O MATERIAL DIDÁTICO

  • A BÍBLIA QUE USAMOS: 

Tradução Almeida Corrigida e Fiel, letras grandes e super legíveis!

  • O LIVRO MÉTODO:

O Livro Método de Alfabetização pela Bíblia, possui 533 páginas.

Contém as instruções básicas das 40 lições do programa.

  • OS CADERNOS DE ATIVIDADES: 

Num total de quatro Cadernos Livros de Atividades, que trazem em si conhecimentos dirigidos, conhecimentos específicos que são as mensagens (da Palavra de Deus) das letras; das famílias silábicas, das palavras e da frase organizada.

Ainda as lições da matemática, alcançando a proposição do evangelho no ensino corpo, alma e espírito.

  • OUTROS INDISPENSÁVEIS: 

Caixa com seis gizes de cera, colorido, pequenos e grossos para não se partirem. Um lápis preto número 2; Uma borracha branca simples.

Importante: Não riscar a Bíblia, a não ser com giz de cera dentro das instruções e dos pré-requisitos estabelecidos pela metodologia.

Pintar as letras abertas dos cadernos com giz de cera.

Cobrir e copiar com lápis para que possa ser apagado. Nunca usar caneta com tinta ou esferográfica.

LEMBRETE: NÃO PERMITIMOS FOTOCOPIAR. 

Peça-nos o material didático que for utilizar com pelo menos dez dias de antecedência ao início das aulas.

O correio leva em média 10 dias úteis para entregar o material.

SÉTIMO PASSO – O PLANEJAMENTO 

As orientações em nível de sala de aula (38 lições ou 40 com revisões).

Cada livro caderno de atividades, é programado para uma jornada de 2 meses e meio de aula, sendo sua aplicação em um ano letivo, ou seja, 10 meses.

O Caderno do Projeto Filipe para analfabeto funcional, tem em seu conteúdo: linguagem e matemática, com 23 lições cada disciplina.

Programado também para ensinar obreiros leigos, totalizando 10 meses.

OITAVO PASSO – OS CULTOS DE LOUVOR E GRATIDÃO

Um culto antes do início das aulas e um culto de formatura devem ser realizados ou usar um período dentro do culto da congregação.

O monitor deve programar um momento de louvor no culto da congregação antes de iniciarem as aulas, saudando os alunos e orando sobre todo o programa.

No final do período letivo, um culto de gratidão e formatura ao promover seus alunos ao pós-alfabetização pela Bíblia.

A promoção irá motivá-los a prosseguir nos estudos da Palavra de Deus.

NONO PASSO – INÍCIO DAS AULAS

– Primeiro Dia de Aula: O programa deve prover aos alunos uma Bíblia, os Cadernos de Atividades, uma caixa de giz cera dos grossos (rejeite esses finos que facilmente se partem, virando em pedaços), contendo seis (6) gizes, lápis, (canetas esferográficas não) e borracha branca comum, para o primeiro dia de aula.

O monitor deve ter pronto todo planejamento das aulas do período letivo, de conformidade com a metodologia.

DÉCIMO PASSO – INSTRUÇÕES FINAIS

  1. Estar sempre em contato com a base para qualquer orientação que se fizer necessária.
  2. Enviar dados dos alunos matriculados para fins de certificação e continuidade dos estudos, se eles assim desejarem;

(O Centro Evangélico Brasileiro, pessoa jurídica, mantenedora de Alfabetização pela Bíblia, oferecerá documentação aos alunos em sua conclusão do Programa de alfabetização ou do Projeto Filipe).

CONCLUSÕES:

Isso é o que apresentamos em nossos treinamentos!

“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do conserto eterno tornou a trazer dos mortos o nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém!”  Hebreus 13:20,21

Educando para um mundo melhor!

 

10 thoughts on “10 Primeiros Passos na Alfabetização Pela Bíblia”

  1. Paz do Senhor!!
    Bom dia!
    Sou Marilei, cristã, professora e defensora de uma proposta por uma Educação Bíblica. Gostaria muito de saber mais sobre esse método. Pois estou terminando uma Proposta Pedagógica para Educação Infantil e posteriormente Ensino Fundamental e gostaria muito de conhecer mais sobre a Alfabetização pela Bíblia. Minha PP é por uma Educação por Princípios Cristãos.
    Fico no aguardo.
    Marilei Stoll Flores

    1. Oi Marilei,

      Agradecemos seu contato,

      A Educação Pela alfabetização, deveria ser uma Meta Social Importante priorizada por Agencias de Assistência social, Instituições locais e por toda a comunidade em geral por vários motivos sociais de grande relevância, um deles a própria violência.

      O material didático deve ser ofertado e financiado pelo Empresariado local.

      A iniciativa Institucional poderia além de ofertar o material didático, ajudar na adequação do local que servirá como sala de aula,

      Atender o aluno nas suas necessidades, como exemplo financiar óculos aquele que possui problema de visão. Essas adequações importantes, visam evitar a defasagem e atingir o objetivo delineado.

      Nossa Proposição em alfabetização, é criar uma Escola em cada Templo. Sugerimos iniciar uma escolinha de alfabetização pela Bíblia na Igreja, aproveitando a Escola Dominical.

      Criar a Classe Gênesis, a classe dos irmãos que estão conhecendo as letras e aprendendo a ler e escrever Pela Bíblia.

      Todas as explicações sobre a organização e implementação do Programa de alfabetização Pela Bíblia, estão no livro método. Muito conteúdo explicativo, pode ser consultado em nosso site alfinha7 e no Youtube.

      Participe da comunidade Amigos Fiéis de alfabetização Pela Bíblia para ter acesso ao treinamento Online.

      Entre no canal do Telegram – CEB Educação, para acompanhar todas as informações do Projeto Alfa.

      Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos.

  2. Gostaria de saber como poderei ser enquadrada, de modo a entender o material a ser adquirido. Uma vez que bem no início foi indicado o material para professor e para aluno. Aqui eu ainda me enquadro como aluna, visto que estarei fazendo o curso?
    E depois se estiver qualificada, terei que comprar outro material como professora?

    1. OI NADJA, Em nosso programa de alfabetizaçao pela Bíblia, utilizamos o kit do professor e posteriormente quando iniciar as aulas, o aluno deve adquirir seu material que chamamos de kit do aluno. O kit do professor é para a pessoa conhecer a nossa metodologia para posteriormente poder aplica-la no ensino. O MATERIAL DO ALUNO CHAMAMOS KIT DO ALUNO, e adquire-se quando começar as aulas.

  3. Fiquei muito feliz em conhecer esse projeto, pois esse sempre foi o desejo do meu coração, já estou me programando para iniciar uma classe aqui em nossa igreja . Gostaria de conhecer mais , e aprender mais com vcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *