Orientações, Planejamento e Desenvolvimento

Alfabetização Pela Bíblia na Escola Dominical

⇒EM NÍVEL DE SALA DE AULA:

  • Três horas aulas de 50 minutos cada;
  • A Escola Dominical deve ser planejada em seu horário, de maneira que seja possível ministrar 2 aulas de alfabetização pela Bíblia, antes ou depois dela e uma aula, junto a ela, na divisão das classes;
  • Sugestão: Iniciar as aulas de Alfabetização pela Bíblia às 8:10h.

HORÁRIO DE AULA

  • 1ª aula – 8:10 às 9:00h
  • 2ª aula – 9:00 – 9:50h.
  • Intervalo: 9:50 – 10:00h
  • 10:00h – Início da Escola Dominical – Programa normal: Abertura, leitura da Bíblia, orações, louvor e divisão em classes.

A Classe Gênesis (como deve ser chamada a classe de alfabetização pela Bíblia) se separa para sua 3ª e última aula, retornando com as outras classes ao auditório comum, para o encerramento das atividades da Escola dominical.

Importante: Este é um plano pra ser aplicado para adultos ou reforço para crianças que estejam matriculadas em estabelecimento de ensino.

  • 1ª aula, ministrar  com a Bíblia. O aluno deve aprender a conhecer e usar a Bíblia, porque ela é a Cartilha.
  • 2ª aula, linguagem – Usar o Caderno de Atividades, para fixação do que foi ensinado na Bíblia;
  • 3ª aula, matemática – Usar o Caderno de Atividades, para fixação de Aritmética que foi ensinada na Bíblia.

⇒EM NÍVEL EXTRACLASSE: 

  • Alguma atividade com a Bíblia diariamente, como pintar todos os dias da semana.

Exemplo: pintando a palavra Gênesis no alto de cada folha do livro de Gênesis, em seus 50 capítulos. Terminando o pentateuco, use Salmos, Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos etc…

  • Se houver oportunidade, no meio da semana, dê mais uma aula, aplique antes do culto da semana, revendo o que já foi ensinado. Use os cadernos de atividades 1,2,3 e 4 de acordo com o Livro Método.

Alfabetização Pela Bíblia para Crianças na Escola dominical

  • Folhas Ensinadoras de Alfabetização pela Bíblia, para crianças de 3 anos;
  • Folhas Alfabetizadoras, para crianças de 4 anos;
  • Para crianças de 5 a 6 anos, use o Alfabetizador 1;
  • Para as de 7 anos ou mais, use o Alfabetizador 2.

Desenvolvimento

1 – Seu plano de aula não deve estar inteiramente fechado. Esta afirmação parece imprudência, mas é assim que as coisas novas surpreendem: devemos dar lugar para o Espírito Santo operar, nas oportunidades que surgirão naturalmente.

Por mais incrível que possa parecer, há até base bíblica para isto: “Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem”. Rm. 4:17.

Na verdade, quero dizer: Não precisa completar ou esgotar todo o seu conteúdo programado para uma aula, como se faz numa palestra, em que a conclusão é parte obrigatória dela.

Leve a aula até aonde conseguir chegar e continue na próxima aula sua ministração de onde parou.

O professor deve andar nos passos da capacidade do aluno reter ou captar o que está lhe sendo ensinado. NUNCA andar na capacidade que o professor tem em ministrar.

2 – Em cada passo do ensino o professor observará a capacidade de seu aluno em fixar, executar e reter o conhecimento das coisas que lhe foram ensinadas.

O professor deve aplicar processos repetitivos para que o aluno possa fazer com facilidade o trabalho de casa.

O aluno vai fazer cada dia da semana um trabalho em casa. Portanto, na aplicação de cada lição não pode nem deve haver NADA complexo. TUDO MUITO SIMPLES E REPETITIVO.

3 – O professor precisa ter seu próprio caderno de anotações:

3.1 – O que aconteceu na aula;

3.2 – O que foi ministrado no primeiro dia de aula (no segundo, terceiro, e assim por diante);

3.3 – Quais os trabalhos  deixados como tarefa para o aluno;

3.4 – Quais são as suas observações;

3.5 – O que o aluno vai realizar de atividades extraclasse na semana. Manter aberto um meio de comunicação  professor/aluno para que este possa perguntar o quê e como fazer sua tarefa, caso haja esquecimento do que deva ser feito em algum dia da semana.

Seus apontamentos ajudarão a lembrar.

3.6 – Houve boa comunicação?

3.7 – Onde residiram as dificuldades?

IMPORTANTE – Aponte todos estes itens e outros mais que desejar, sempre imediatamente após o período de aula, para não se esquecer de alguma coisa.

Tudo é muito importante, portanto deve ser anotado todo o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Observar, comentar e anotar para você mesmo. Suas observações são muito importantes. ANOTAR TUDO! 

4 – O professor deve ter, conforme orienta o livro método de Alfabetização pela Bíblia, um plano para ele mesmo, como está nas lições das “Devocionais” (páginas 49, 60, 64 e nas demais devocionais).

As devocionais são planejamentos em nível de sala de aula. São caminhos para aplicação de todo o conteúdo.

IMPORTANTE – Faça o seu planejamento dentro das bases de orientações dos conteúdos das devocionais indicadas no livro método.

5 – Este ensinar será também um trabalho de pesquisa, e um aprendizado para o professor que aplica o livro método.

Leia e procure entender todo o método nas suas orientações, o que será de grande valia e significará o sucesso na aplicação dele.

Por exemplo – Ações práticas:

5.1 – Ensinar a abrir a Bíblia em Gênesis (Gn.) capítulo (cap.) 1.

Como se abre a Bíblia em Gênesis capítulo 1?

Resposta: Abrir e contar cinco (5) folhas após a capa e a página que diz: essa Bíblia foi presenteada…

5.2 – Enfatizar a palavra Gênesis, ensinando o aluno a circulá-la (riscar com giz de cera ao redor da palavra).

5.3 – Observe se o aluno pode fazer o que está sendo ensinado.

5.4 – Pintar a palavra Gênesis, mesmo que isto no princípio signifique riscar a palavra impressa na Bíblia.

Faça o mesmo com as folhas seguintes, isto é, pintando as palavras Gênesis que estão no alto de cada folha do livro de Gênesis.

Não completar o trabalho em sala de aula. Pintar apenas algumas palavras e pedir para o aluno completar a tarefa em casa.

5.5 – Ensinar a folhear a Bíblia. Virar folha após folha até a última do livro.

Tendo feito isto em Gênesis, faça o mesmo em  Êxodo, mostrando a diferença entre as duas palavras. Deixar que ele manuseie a Palavra de Deus.

Assim, aprenderá pelas variações do desenho gráfico de cada palavra o encerrar de um livro e o início do outro; do espaço em branco entre eles; o iniciar do novo livro em outra folha.

Faça em Êxodo o mesmo que fez em Gênesis, pois isto significa fornecer ao aluno um pré-requisito daquilo que vai lhe ser ensinado posteriormente. Deixar para que ele complete em casa.

Faça do mesmo modo com Levítico, Números e Deuteronômio. Deixar para que ele complete a pintura em todas as folhas no trabalho de casa.

Todas estas ações servem também como uma apresentação da Cartilha para o aluno.

IMPORTANTE – Estes primeiros passos objetivam despertar o espírito de observação, pois ler é conhecer a formação e organização das famílias silábicas.

São também pré-requisitos para o aluno poder localizar rapidamente o livro quando o ensino das letras for iniciado.

6 – O professor deve apossar-se muito bem do conteúdo do livro método e passar para seu aluno as mensagens da Palavra de Deus. Chegando até aí já está muito bom para a primeira lição.

O seu planejamento poderia ter avançado até abrir a Bíblia no meio e pintar o Livro dos Salmos ou até ter avançado mais.

Todavia não é o planejamento do professor, repito, mas a capacidade do aluno em reter o que lhe foi ensinado naquela lição.

Conclusão

Concluímos pedindo que não sejam feitas inovações. Seguir passo a passo as orientações. Esperamos que tenham observado como ensinamos a fazer coisas, repetindo-as.

Assim o aluno poderá completar e fazer em casa as coisas que ele já fez em sala de aula.

É isto que irá ajudá-lo na fixação. Assim deverá ser feito a cada semana, até que tudo tenha sido ensinado e o aluno esteja lendo e escrevendo perfeitamente.

Objeção: Quanto tempo isto vai demorar?

Quando completar o seu trabalho, o professor terá a resposta deste questionamento!

OBS: Escute o áudio com as Orientações e Planejamento.

“A Fé vem por Ouvir, mas a felicidade vem por ler a Palavra de Deus: Bemaventurados os que lêem, bem como os que ouvem, as palavras desta profecia e obedecem às orientações que nela estão escritas, porquanto o tempo destes fatos está acontecendo”.

Alfabetização pela Bíblia é um acontecimento profético de Habacuque 2:2-3-14.